sexta-feira, 25 de maio de 2012

REVISÃO DE HISTÓRIA 6º ANO

 
ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
REVISÃO DE HISTÓRIA 6º ANO
ALUNO: ____________________________________________________________

1- Coloque P para o que se refere ao Período Paleolítico e N ao que se refere ao Período
Neolítico:

(N ) Desenvolveram a metalurgia.
(P ) Descobriram como produzir o fogo.
(N ) Aprenderam a polir a pedra.
( P) Eram caçadores e coletores.
( N) Tornaram-se sedentários.
(N ) Eram agricultores e pastores.
(N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
(P ) Desenvolveram arco e flecha.

2- Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceu. Este processo de evolução e adaptação recebeu o nome de:
a) hominídeos         b) seleção natural                 c) seleção sapiens              d ) seleção australopiteca

3- De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos. Consequentemente a evolução permanente teria originado as primeiras espécies de seres vivos.

Assinale a alternativa que corresponde à seqüência em que surgiram os primeiros seres vivos.

a) peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos
b) mamíferos, anfíbios, répteis, aves e peixes
c) répteis, aves, peixes, mamíferos e anfíbios
d) peixes, mamíferos, aves, anfíbios e répteis

4- No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, além de osso e madeira, para fazer seus instrumentos de trabalho. A vida desses nossos antepassados mudou bastantes quando eles descobriram o modo de fazer o fogo. Esse acontecimento ocorreu em qual período da pré-história?
    a) Neolítico                b) paleolítico           c) Idade dos Metais                  d) surgimento da escrita

5- Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.

1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

( 3) Moedas                                      (2 ) Gravuras
( 1) Jornais                                        (2 ) Desenhos
(3 ) Brinquedos                                 (4 ) Gravações       
(2 ) Fotos                                          (1 ) Leis
 
6- O que é fonte histórica?
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinada época.
7-  Cite exemplos de fontes históricas.
Cartas, depoimentos, utensílios domésticos, pinturas ...

a)        Idade dos Metais
b)        Paleolítico
c)        Idade da Pedra Lascada
d)        Idade do Neolítico ou Idade da Pedra polida

8-  “A conquista e domesticação do fogo foram de suma importância no processo de humanização. Entre 400 e 300 mil anos, há indícios de que os homens soubessem controlá-lo e provocá-lo. Note bem, uma coisa é o fogo provocado por um raio, outra é o fogo produzido intencionalmente pela combustão decorrente da madeira friccionada ou da madeira batida contra a pedra.” Logo podemos concluir que:

a) Para afugentar os animais ferozes.
b) Para aquecer-se no inverno e dominar outros povos.
c) Para cozinhar e aquecer-se nas cavernas.
d) A descoberta do fogo para o homem primitivo fez com que ele aprendesse a utilizá-lo em seu proveito.     Servindo para afastar os predadores, aquece-lo durante o inverno, cozinhar os alimentos em fogueiras e derreter os minérios descobertos por ele.

9- A arte dos primeiros homens tinha função mágica, ou seja, fazia parte de um ritual para facilitar a caçada ou para afastar animais ferozes. Isso era tarefa de todos os dias, e sempre muito difícil, porque as armas de ataque eram frágeis e precárias. Essa manifestação cultural do homem primitivo chama-se?      
                                                                   
a) Arte Rudimentar                                                                                                                      
b) Arte Rupestre
c) Arte Rústica
d) Arte Rude

 10-Inicialmente, por viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Por isso, os homens do Paleolítico eram:

a)   Viviam em cidades perto das florestas.                                                                                     
b)   Eram sedentários.
c)   Viviam em casas chamadas palafitas.
d)   Eram nômades.

11- A História é uma ciência que estuda as sociedades humanas através do tempo. Por isso a História é importante por que:

a) é bom estudar o passado pelo passado.
b) a História se restringe aos feitos dos grandes heróis.
c) o conhecimento do passado ajuda a melhor entender o presente.                                  
d) podemos usar o conhecimento para tirar vantagens em tudo.

12- Relacione a 2ªcoluna de acordo com a 1ª                                                              

a) Teoria Criacionista                   

b) Teoria Evolucionista

(   b  )desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.

(   a  )Deus teria criado o homem, a Terra e todo o Universo.”Então  Deus disse:faça-se o homem à minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”

13-“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas. Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas.                                                                              
A hipótese explicativa sobre a seqüência da evolução do ser humano é:
a) Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo habilis- Homo erectus.
b) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.
c) Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de Neanderthal.
d) Australopitecus - Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens