Plano de Curso
para o 6º ano do Ensino Fundamental – História – 1º
Semestre/2012
Objetivos
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Conteúdos de diferentes tipos
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Propostas de atividade
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Formas de avaliação
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1.1 - Compreender a
história como processo a partir da experiência humana e o conhecimento
histórico como resultado do oficio do historiador
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Conhecimento Histórico
°
Compreensão de diferentes conceitos de História.
°
Distinção entre História como processo social e como
campo de conhecimento.
°
Discussão acerca da importância do conhecimento
histórico para o indivíduo e para a sociedade
°
Reconhecimento da importância do conhecimento
histórico para a vida humana.
|
°
Situações de roda de conversa em que os alunos
possam expor sua compreensão de história
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes e/ou trechos de obras
literárias que, tematizando o cotidiano, de alguma forma contemplem a questão
do conhecimento histórico.
°
Situação de discussão e relato de vivências passadas
a partir das quais o aluno deverá:
- identificar
mudanças e permanências;
-
Distinguir o que é relevante ou não para a História,
explicando os critérios da seleção efetuada.
°
Debate em sala de aula acerca da importância do
conhecimento histórico para o indivíduo e para a sociedade.
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Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o conceito de História e o papel social do historiador por
meio de conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o ofício do historiador.
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1.2 - Identificar,
comparar e refletir sobre as diferentes versões da História e sobre as
diversas fontes utilizadas na produção do conhecimento histórico.
|
Fontes Históricas
°
Identificação dos valores subjacentes a cada
diferente perspectiva sobre um mesmo objeto histórico.
°
Atribuição de juízos de valor quanto a situações do
passado e consequente posicionamento ético frente a essas situações.[1]
°
Coleta, seleção e organização de diferentes tipos de
fontes históricas.
°
Compreensão da importância e da necessidade da fonte
para a produção do conhecimento histórico.
|
°
Situações em que o aluno possa tomar conhecimento de
diferentes versões de um mesmo fato ou contexto histórico.
°
Situações de debate em sala de aula nas quais o
aluno possa afirmar e defender seu posicionamento pessoal em relação aos
demais colegas.
°
Situações de leitura e interpretação de documentos
históricos previamente selecionados pelo professor.
°
Montagem de uma exposição de objetos antigos na qual
o aluno explicará que aspectos do passado podem ser representados no presente
por meio de determinado item da coleção.
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Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a possibilidade de diferentes versões de um mesmo
fato/contexto histórico e sobre o material de pesquisa utilizado na História
por meio de conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre os documentos e fontes históricas.
°
Auto- avaliação, na qual os próprios alunos
atribuirão notas a exposição que organizaram.
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1.3 - Identificar e
comparar os ritmos de duração temporal nas diversas sociedades.
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Marcação do Tempo
°
Identificação e compreensão da noção de tempo e suas
dimensões: duração, sucessão e simultaneidade e de diferentes níveis de temporalidade.
°
Conceitos de curta, média e longa duração.
°
Medição do tempo com o uso de instrumentos variados
como relógio, cronômetro, calendário, ampulheta etc.
°
Comparação das diferentes percepções/concepções de
tempo em culturas/sociedades diversas.
|
°
Atividades sequenciadas que possibilitem ao aluno:
-
conhecer e compreender diferentes níveis de
temporalidade, relacionando-os uns aos outros;
-
distinguir circunstâncias de diacronia e sincronia.
°
Situações em que o aluno possa fazer uso de
diferentes instrumentos de medição de tempo e partilhar suas experiências com
o professor e os colegas.
°
Situações de pesquisa acerca da percepção e
organização do tempo em outras sociedades.
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Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o conceito de temporalidade por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a questão do tempo histórico.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
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1.4 - Analisar e
compreender as relações entre sociedade, natureza e cultura em diferentes
contextos históricos.
|
Cultura e Sociedade
°
Conceito de sociedade, natureza e cultura.
°
Distinção entre natureza e cultura a partir de fatos
e/ou situações históricas específicas.
°
Reconhecimento e valorização da diversidade
cultural.
°
Reconhecimento e problematização dos princípios
tidos como inerentes à natureza humana.
°
Participação em atividades de promoção de cultura.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades de produção de cartazes nos quais o aluno
demonstre:
-
compreender a relação entre natureza e cultura;
-
reconhecer a riqueza e a importância da diversidade
cultural no país e região onde vive;
-
reconhecer direitos naturais do ser humano, como o
direito à vida, à liberdade, ao respeito, à saúde etc.
°
Atividades de pesquisa sobre diversidade cultural (transformações
da natureza e dos costumes).
°
Produção de textos enfocando o reconhecimento e
valorização da diversidade cultural e/ou princípios da natureza humana.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as relações entre sociedade, natureza e cultura por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Situações em que o aluno possa elaborar uma tabela
relacionando fatos e/ou situações históricas pertinentes à natureza e à
cultura em colunas distintas.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre diversidade cultural na História.
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1.5 – Superar a falta
de informações sobre o município de Senador Guiomard.
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História de Senador Guiomard
°
Coleta, seleção e organização dos principais fatos
históricos da cidade.
°
Compreensão do processo de emancipação política de
Senador Guiomard.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Situação de leitura, debates e entrevistas com
moradores do município.
°
Construção de um painel co imagens.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as relações entre sociedade, natureza e cultura por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
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2.1 - Compreender,
identificar e registrar formas de manifestações e expressões culturais dos
primeiros povos.
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Pré-História e Antigas Civilizações
°
Conhecimento de aspectos culturais das sociedades do
passado com ênfase nas manifestações artísticas e mítico-religiosas (de povos
pré-históricos).
°
Compreensão da dimensão simbólica da arte, dos
mitos, ritos e religiões de povos pré-históricos.
°
Comparação de aspectos das manifestações artísticas
e mítico-religiosas de povos pré-históricos e do presente.
°
Compreensão das várias formas de manifestações e
expressões sócios- culturais das sociedades antigas: Mesopotâmia, Egito, Fenícios, Hebreus, Persa, China, Índia, Grécia e
Roma (Parte mítico-religiosas).
°
Disponibilidade em respeitar e/ou admirar formas
diferenciadas de manifestações artísticas e/ou mítico-religiosas.
|
°
Situação de identificação de práticas culturais
específicas de alguns povos do passado, como desenhos em grutas
pré-históricas ou rituais para que divindades garantam uma boa colheita;
°
Atividades com o uso de imagens nas quais o aluno
poderá:
-
descrever o conteúdo da imagem analisada;
-
relacionar a imagem a aspectos do contexto histórico
em que foi produzida;
-
apreciar a imagem de um ponto de vista estético.
°
Situação de pesquisa em enciclopédias, internet ou
outro suporte sobre práticas culturais de povos do passado indicados pelo
professor.
°
Atividades em grupos em que o aluno possa partilhar
suas opiniões sobre as práticas culturais de povos do passado,
relacionando-as às práticas culturais de sua sociedade no presente.
°
Atividade de leitura, debates e registros das
principais informações.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre manifestações culturais na História por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre Manifestações culturais na História.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
°
Auto- avaliação, da participação nas atividades em
grupos.
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2.2 - Conhecer os
motivos e as técnicas pelas quais os seres humanos transformam a natureza nas
diferentes temporalidades.
|
Técnicas de Transformações
°
Conhecimento de algumas das principais técnicas de
transformação da natureza utilizadas por outros povos em diversos momentos da
História: Mesopotâmia, Egito,
Fenícios, Hebreus, Persa, China, Índia, Grécia e Roma (parte econômica).
°
Identificação das motivações culturais determinantes
do uso de técnicas específicas de transformação da natureza.
°
Crítica à visão etnocêntrica, que escalona as
culturas em “adiantadas” ou “atrasadas” quanto ao grau de desenvolvimento
tecnológico.
°
Uso consciente de artigos produzidos a partir de
recursos naturais reconhecendo a importância, por exemplo, de reciclar
papeis, evitar o uso de sacolas descartáveis etc., como forma de estabelecer
relações mais harmônicas entre o desenvolvimento tecnológico e a preservação
da natureza.
|
°
Situações em que o aluno possa conhecer aspectos de
povos do passado, identificando o modo como se relacionavam com a natureza
(pesquisa em fontes diversas, documentos, entrevistas com historiadores ou
outros pesquisadores do tema, documentários etc.).
°
Produção de desenhos representando a relação entre
sociedade e natureza em povos do passado, seguida de situação de troca de
ideias com o professor e os colegas sobre os desenhos apresentados.
°
Debate sobre uma cultura indígena em particular, sua
relação com a natureza e as razões porque ela não pode ser considerada
“inferior” ou “superior” às demais.
°
Situações nas quais os alunos possam comparar as
técnicas atuais de uso de recursos naturais com técnicas utilizadas por povos
do passado.
Ok 1º
semestre
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a relação sociedade/meio ambiente por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre História, sociedade e meio-ambiente.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
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Plano de Curso
para o 6º ano do Ensino Fundamental – História – 2º
Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
3.1 - Compreender e refletir sobre as
diferentes formas de uso, posse e exploração dos espaços físicos, pelos
diversos grupos humanos, a partir de suas atividades nas relações de trabalho
e de produção.
|
Povos Indígenas/Acre – Lei 10639 e 11645
Etnicorraciais
°
Identificação de diferentes tipos de uso, posse e
exploração dos espaços físicos pelos diversos grupos humanos, com ênfase no
modo como as comunidades indígenas do Acre se relacionam com a terra.
°
Uso consciente do espaço físico nas atividades de
trabalho e produção.
°
Interesse pelo estudo das mudanças e permanências no
modo como se estabelecem relações de trabalho e produção nas diferentes
nações indígenas do Acre.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais ideias
estudadas em sala de aula.
°
Situações em que o aluno possa elaborar uma tabela
relacionando determinados grupos humanos a seus respectivos modos
tradicionais de uso e posse da terra.
°
Atividades de produção de cartazes nos quais o aluno
demonstre:
-
compreender a relação entre as diferentes culturas e
seus modos específicos de utilização da terra;
-
reconhecer a importância do uso consciente do solo;
-
reconhecer e valorizar a diversidade de relações de
trabalho e produção entre as comunidades indígenas do Acre.
°
Atividades de pesquisa sobre trabalho, produção e
uso consciente da terra.
◦ Produção de textos enfocando o reconhecimento e valorização da
diversidade das relações sociais de trabalho.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as relações de trabalho e o uso dos espaços físicos.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conhecimento e compreensão de diferentes formas de
relações de trabalho;
-
articulação entre as diferentes formas de relações
de trabalho e a diversidade de formas de uso e posse dos espaços físicos;
-
conhecimento de relações de trabalho e uso e
apropriação de recursos naturais em comunidades indígenas no Acre.
◦ Análise e registro da produção escrita do aluno sobre trabalho,
produção e uso consciente da terra.
◦ Avaliação escrita envolvendo questões de tipos diversos, como questões
de múltipla escolha, questões abertas, análise de documentos históricos e/ou
textos historiográficos etc.
|
3.2 - Analisar e comparar criticamente as
formas de uso e posse da terra entre os primeiros povos da América e o modelo
implantado pelo colonizador europeu.
|
Pré-Colombianos
A civilização Asteca, Maia e Inca
°
Identificação de diferentes formas de uso e posse da
terra em contextos históricos específicos.
°
Comparação entre o modelo de uso e posse coletiva da
terra entre determinados povos pré-colombianos e o modelo europeu de
propriedade privada do solo.
°
Respeito à diversidade cultural em relação aos
diferentes modos de conceber o uso e posse da terra.
°
Engajamento social na defesa dos direitos de minorias
étnicas em sua relação com o uso e posse da terra.
|
°
Situações em que o aluno possa conhecer aspectos das
sociedades pré-colombianas, identificando o modo como se dava o uso e a posse
do solo (pesquisa em fontes diversas, enciclopédias, documentos, entrevistas
com historiadores ou outros pesquisadores do tema, documentários etc.).
°
Produção de desenhos representando a relação das
pessoas com a terra em sociedades pré-colombianas, seguida de situação de
troca de ideias com o professor e os colegas sobre os desenhos apresentados.
°
Debate sobre uma cultura indígena em particular, sua
relação com a terra e as diferenças apresentadas com as culturas não
indígenas.
◦ Situações nas quais os alunos possam comparar as técnicas atuais de
uso e posse da terra com aquelas utilizadas por povos pré-colombianos.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a relação dos povos pré-colombianos com a terra por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de algumas das diferentes formas de
relação das sociedades americanas com a terra antes da descoberta da América
pelos europeus;
-
compreensão da relação entre as necessidades
sociais, culturais e econômicas de uma sociedade e sua relação com o solo;
-
atitude de respeito para com formas diversas de uso
e posse da terra.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre os povos pré-colombianos e sua relação com a terra.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
3.3 - Compreender os processos de ocupação
e conquista dos espaços americanos, a partir das diversas relações
estabelecidas entre os sujeitos sociais.
|
Conquista da América
(Lei 10639 e 11645 Etnicorraciais)
°
Identificação de aspectos do processo de colonização
europeia do continente americano sobre a ocupação do espaço.( A expansão portuguesa e espanhola)
°
Compreensão dos reflexos do processo de ocupação e
conquista do território americano colonial para os diferentes grupos sociais
que o habitavam.
°
Crítica à visão eurocêntrica do processo de ocupação
e conquista do território americano.
°
Participação em debates sobre as consequências
sociais da conquista da América para as populações nativas.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas a partir das quais o aluno
possa:
-
Identificar mudanças e permanências relativas ao uso
e posse dos espaços físicos antes e depois da colonização da América pelos
europeus;
-
Distinguir os principais contextos de confronto
entre culturas com relação ao uso e posse de território na América portuguesa
e espanhola.
°
Encenação de episódios de confronto entre europeus e
populações pré-colombianas, como aqueles envolvendo Hernán Cortez e Francisco
Pizarro.
°
Debate em sala de aula acerca do processo de
conquista do território americano, enfatizando a incomensurabilidade cultural
entre europeus e povos pré-colombianos quanto à relação com o espaço físico.
◦ Elaboração de um trabalho escrito contemplando o processo de ocupação
do território americano pelos colonizadores europeus e as bases ideológicas
desse empreendimento.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o processo de ocupação do território americano pelos
colonizadores europeus.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
Conhecimento e compreensão das formas de ocupação do
território americano pelos colonizadores europeus;
-
Descrição de contextos históricos específicos de confronto
entre europeus e povos pré-colombianos;
-
Crítica à ideia de superioridade europeia no
processo de colonização.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre os contextos de confronto entre europeus e povos pré-colombianos na
disputa pelo uso e posse do território.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.1 - Identificar, interpretar e comparar
as formas de ocupação e organização das sociedades americanas.
|
Ocupação Europeia na América
( A colonização portuguesa e espanhola na América)
°
Caracterização dos projetos de colonização das
diversas metrópoles europeias para o território americano.
°
Conhecimento de aspectos da América portuguesa no
quadro do sistema colonial na Idade Moderna.
°
Reconhecimento do legado português para a
configuração política e territorial do Brasil atual.
°
Levantamento de informações sobre a conquista e
ocupação do território das Américas no período colonial.
|
°
Situação de identificação de diferenças na
colonização da América tal como empreendida por portugueses, espanhóis,
franceses, ingleses e holandeses.
°
Atividades com o uso de imagens nas quais o aluno
poderá:
-
descrever o conteúdo da imagem analisada;
-
relacionar a imagem a aspectos do contexto histórico
em que foi produzida;
-
apreciar a imagem de um ponto de vista estético.
°
Situação de pesquisa em enciclopédias, internet ou
outro suporte sobre a colonização portuguesa na América.
◦ Atividades em grupos em que o aluno possa partilhar suas opiniões
sobre o legado cultural português para o Brasil contemporâneo.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a colonização da América.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de aspectos da colonização portuguesa
na América;
-
comparação entre os padrões de colonização de
Portugal e de outras nações europeias;
-
Reconhecimento da importância e do valor de nossa
herança cultural lusitana.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno sobre
a colonização da América com ênfase no projeto colonial português.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.2 - Discutir e
propor alternativas de uso, apropriação e exploração dos espaços, que levem
em consideração os valores humanos e a diversidade sociocultural de cada
sociedade.
|
Populações Indígenas e Quilombolas
Ø
Lei
10639 e 11645 Etnicorraciais
°
Comparação entre as formas de ocupação e posse do
território americano no passado e no presente.
°
Reconhecimento e valorização da diversidade
sociocultural quanto à ocupação e utilização da terra.
°
Crítica aos aspectos anti-humanistas de determinadas
relações sociais que se estabelecem a partir da ocupação, posse e uso do
espaço físico.
°
Busca de alternativas para a utilização do espaço
tendo em vista a diversidade sociocultural da comunidade.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes que tematizem momentos
de confronto no modo de ocupação do território ao longo da História, como Canudos, A Missão, Amazônia em
Chamas, entre outros.
°
Debate com o professor, os colegas e convidados (se
possível), avaliando a importância de se garantir determinados direitos para
minorias sociais no uso e posse da terra, especialmente em relação às
comunidades indígenas.
◦ Entrevistas com pessoas da comunidade acerca do modo como entendem ser
a correta utilização do solo e registro escrito das conclusões alcançadas.
|
Algumas
propostas:
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as diferentes formas de ocupação do território.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conhecimento e compreensão de diferentes modos de
ocupação do território;
-
reconhecimento da importância da diversidade
sociocultural quanto à ocupação e utilização da terra;
-
crítica aos aspectos anti-humanistas de determinadas
formas de uso e posse da terra.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre as relações sociais e a ocupação do espaço físico.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
|
Plano de Curso para o 7º
ano do Ensino Fundamental – História – 1º Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
1.1 - Analisar o cotidiano e as
manifestações culturais das sociedades antigas e medievais.
|
Sociedades Antigas (Resumo)
e Medieval
°
Identificação de aspectos da cultura e do cotidiano
das sociedades gregas antigas, da civilização romana clássica e da Europa
medieval.
°
Compreensão de aspectos do cotidiano de sociedades
antigas e medievais: casamento, vestuário, alimentação, lazer e educação das
crianças.
°
Aceitação da alteridade relativa aos hábitos e
costumes de sociedades antigas e medievais.
°
Utilização de informações sobre a cultura e o
cotidiano de sociedades antigas e medievais para entender a realidade do
presente.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes que tematizem cenas do
cotidiano de sociedades do passado, como o seriado Roma ou o filme O incrível
exército de Brancaleone.
°
Debate com o professor e os colegas para comparar os
costumes de povos do passado com os atuais, avaliando o significado que essas
práticas tinham em seus respectivos contextos históricos.
°
Elaboração de um texto de ficção na forma de um
diálogo de um personagem do passado que é transportado para o presente e
sofre um “choque cultural”, comparando seus costumes com os do presente
(apresentar filme curto que retrate a situação).
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a vida cotidiana em outras épocas, com ênfase na antiguidade e
Idade Média.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o cotidiano e as
manifestações culturais das sociedades antigas e medievais.
|
1.2 - Conhecer e comparar as organizações e
transformações no mundo do trabalho da Europa Medieval.
|
Europa Medieval
°
Compreensão das características gerais do modo de
produção feudal e do regime de servidão.
°
Comparação entre o regime de trabalho servil e
aquele desenvolvido nas corporações de ofício.
°
Posicionamento crítico acerca das formas de trabalho
associadas à Idade Média Feudal.
°
Socialização de informações sobre as organizações e
transformações no mundo do trabalho na Europa Medieval.
°
Transformações econômicas durante a Idade Média.
°
As cruzadas
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
ler sobre a organização da produção na Europa
medieval em livros didáticos, enciclopédias ou outro suporte;
-
elaborar o desenho ou maquete de um feudo, indicando
as áreas relativas a cada atividade produtiva no sistema feudal;
-
distinguir diferentes formas de organização do
trabalho na Europa medieval: o trabalho servil e as corporações de ofício.
°
Debate com o professor e os colegas sobre as
semelhanças e diferenças nas atividades de produção e consumo na Europa
medieval e no Brasil atual.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a organização produtiva no período feudal.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a organização produtiva na Europa medieval.
|
1.3 - Compreender o processo de organização produtiva das sociedades
em diferentes tempos e espaços.
|
Organização produtiva
°
Compreensão dos contextos históricos nos quais se
configuram determinadas relações de produção.
°
Comparação da organização da produção em diferentes
espaços dentro de um mesmo período histórico.
°
Reconhecimento de injustiças sociais decorrentes de
determinadas organizações produtivas em sociedades do passado e do presente.
°
Levantamento de informações sobre características da
organização produtiva de sociedades do passado e do presente.
ok
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
ler sobre a organização da produção em algumas
sociedades do passado, como: o Império Romano, a Europa feudal, o Brasil
colonial, o Japão no pós-guerra mundialetc.
-
elaborar uma tabela indicando semelhanças e
diferenças entre sociedades diversas quanto ao modo como organizam as condições
materiais de sua existência;
°
Debate com o professor e os colegas sobre injustiças
sociais decorrentes de determinadas formas de organização do trabalho e de
como a percepção do que é justo ou injusto se modifica com o passar do tempo.
°
Coleta de informações sobre o modo de organização da
produção em sociedades do passado e do presente a partir de livros, revistas,
internet, documentos, depoimentos etc. e síntese dessas informações na forma
de produção de texto.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a organização produtiva por meio de conversas e/ou atividades
relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a organização produtiva na História.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.1 - Analisar o desenvolvimento das atividades econômicas e as
relações de trabalho estabelecidas no espaço rural e urbano.
|
Produção no Brasil
Colônia(açúcar, mineração café), Império/Amazônia/Acre (borracha)
(Lei
10639 e 11645 Etnicorraciais
Ø O tema possibilita
compreender o conceito de escravidão, bem como as formas de como os
portugueses utilizaram a mão-de-obra negra nas diferentes atividades
econômicas.
Ø Escravidão e resistência
dos africanos.
Ø Situar geograficamente a
origem do povo africano e suas condições de vida.
°
Distinção entre atividades econômicas típicas do
meio rural e aquelas do meio urbano.
°
Conhecimento de algumas das diferentes formas de
produção no meio urbano e no meio rural na História do Brasil.
°
Identificação das atividades econômicas mais
relevantes no estudo da História da Amazônia e do Acre em particular.
°
Envolvimento em discussões sobre as relações de trabalho
no meio urbano e/ou rural na Amazônia/Acre.
°
Compreensão de aspectos da história social do
trabalho no Acre.
°
Gosto pela observação e análise das relações de
trabalho vivenciadas na comunidade.
|
°
Situações em que o aluno possa conhecer e distinguir
as atividades peculiares do meio urbano e do meio rural.
°
Roda de conversa na qual os alunos tragam e comentem
noticias de jornais e revistas sobre atividade econômica do meio rural e
urbano.
°
Propostas em que o aluno procure:
-
adquirir informações sobre atividades tipicamente
urbanas ou tipicamente rurais nas sociedades do passado;
-
problematizar as noções de urbano e rural a partir
do estudo de contextos históricos específicos;
-
conhecer e compreender aspectos das relações de
trabalho na comunidade e na região onde vive.
°
Leitura e discussão com os colegas a partir de
textos sobre as diferenças entre o trabalho no meio rural e no meio urbano,
relacionando o passado ao presente.
°
Pesquisa junto à comunidade, a partir de entrevistas
com pessoas mais velhas, sobre as transformações nas relações de trabalho na
região nas ultimas décadas (a partir de 40) com registro escrito sobre os
resultados obtidos.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre atividades econômicas no campo e na cidade por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre as relações de trabalho no meio urbano e rural.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
Compreensão dos contextos históricos envolvendo transformações nas relações
de trabalho no meio urbano e rural.
- Interesse
em discussões sobre as relações de trabalho pelos membros da comunidade.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.2 - Conhecer as diferentes formas de
organização social dos trabalhadores em suas diversas temporalidades.
|
Escravidão/Industrialização
°
Compreensão do processo de transição do trabalho
escravo ao trabalho livre no Brasil.( Lei 10639 e 11645 Etnicorraciais)
ü Lutas abolicionistas
ü Leis abolicionistas
ü As condições de vida dos ex-escravos e seus descendentes após a
abolição.
ü Os contextos: europeus e afro-asiático ( capitulo 4 do 7º Ano)
°
Relação entre o processo de industrialização e a
formação de movimentos de trabalhadores urbanos no Brasil.
°
Construção de explicações para as transformações das
relações de trabalho e na organização da classe trabalhadora na História do
Brasil.
°
Reconhecimento do caráter perverso e ilegal da
permanência do regime de escravidão em algumas localidades no Brasil.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
adquirir informações sobre o trabalho escravo no
Brasil;
-
compreender as razões sócio-econômicas para a crise
do regime escravista e a consequente transição para o trabalho livre;
-
conhecer o contexto sócio econômico brasileiro que
possibilitou o significativo crescimento de uma camada média urbana nas
primeiras décadas do século XX.
°
Pesquisa em livros e/ou internet sobre a crise do
regime escravista no Brasil no século XIX.
°
Pesquisa em livros e/ou internet sobre a formação de
movimentos de trabalhadores na primeira metade do século XX (movimento dos trabalhadores
livres).
°
Produção de texto contemplando as transformações nas
relações de trabalho no Brasil nos séculos XIX e XX.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre escravidão e trabalho livre por meio de conversas e/ou atividades
relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o contexto histórico das relações de trabalho no Brasil nos séculos XIX
e XX.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
3.1 - Discutir e analisar criticamente as
conquistas sociais dos trabalhadores e as transformações no mundo do trabalho
como resultado de lutas, tensões e conflitos entre sujeitos históricos
antagônicos e desiguais.
|
Revolução Industrial
Conquista dos Direitos
Trabalhistas
°
Identificação de algumas das principais conquistas
da classe trabalhadora ao longo da História do ponto de vista da
regulamentação das relações de trabalho.
°
Reconhecimento do papel ativo da classe trabalhadora
enquanto agente transformador de suas próprias circunstâncias
sócio-históricas.
°
Posicionamento crítico acerca das transformações
sociais decorrentes do antagonismo de classes.
°
Participação em debates sobre os problemas e
possíveis soluções nas relações de trabalho, tanto em nível local, como em
âmbito nacional e internacional.
|
°
Leitura e discussão de textos sobre as conquistas da
classe trabalhadora na sociedade industrial.
°
Palestras com representantes de sindicatos patronais
e de categorias profissionais sobre os processos de negociação de condições
de trabalho.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
avaliar o papel dos movimentos de trabalhadores nas
transformações sociais;
-
avaliar o papel do estado como mediador da luta de
classes em contextos históricos específicos;
-
comparar as condições de renda e de trabalho das
classes trabalhadoras no passado e no presente.
°
Debate sobre alguns dos principais problemas
envolvendo o conflito de interesses entre empregadores e empregados no
passado e no presente.
°
Registro escrito sobre as tensões e conflitos de
classes sociais antagônicas e seu impacto na Historia Social do Trabalho.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre movimentos de trabalhadores por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão do papel da classe trabalhadora e dos
movimentos trabalhistas nas transformações sociais;
-
justificação de posicionamentos pessoais adotados
pró ou contra organizações de classes em contextos históricos determinados.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a ação de movimentos de trabalhadores na História.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos diversos, como questões de múltipla escolha,
questões abertas, análise de documentos históricos e/ou textos
historiográficos etc.
|
Plano de Curso
para o 7º ano do Ensino Fundamental – História – 2º
Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
3.2 - Conhecer o processo de conquista dos trabalhadores,
as formas de organização social e as transformações ocorridas no mundo do
trabalho em diferentes períodos históricos.
|
Processo de industrialização e organização dos trabalhadores no
Brasil.
°
Conceito de trabalho e consumo em uma perspectiva
histórica.
°
Localização temporal de diferentes contextos de
organização e conquistas dos trabalhadores.
°
Distinção entre as formas de organização trabalhista
no passado e no presente.
°
Busca de referenciais de moral e justiça nas
relações de trabalho.
°
Posicionamento crítico diante de injustiças
envolvendo a exploração do trabalho humano.
|
°
Pesquisa e debate sobre formas diversas de
organização social do trabalho.
°
Propostas nas quais o aluno possa:
-
compreender as noções de trabalho e consumo,
articulando-as a contextos históricos específicos;
-
identificar diferentes formas de organização
trabalhista;
-
identificar e condenar situações de preconceito e
injustiça nas relações de trabalho no passado e no presente.
°
Análise de imagens representando momentos marcantes
na História do movimento operário.
◦ Pesquisa sobre eventos recentes na História do movimento operário,
relacionando-os aos conceitos e contextos estudados em sala de aula.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as noções de trabalho e consumo.
°
Observação, análise e registro da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
◦ Comparação contínua de registros de acompanhamento do desenvolvimento
do aluno em relação a:
◦ identificação e análise das principais formas de organização
trabalhista no passado e no presente;
◦ estabelecimento de relações entre as organizações trabalhistas e seus
respectivos contextos históricos;
◦ avaliação dos referenciais de ética nas relações de trabalho em
diferentes períodos históricos.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.1 - Analisar o impacto da consolidação do
capitalismo no mundo do trabalho e suas implicações sociais.
|
Consolidação
do Capitalismo
°
Conceito de capitalismo.
°
Caracterização de contextos históricos específicos
de consolidação do capitalismo: Inglaterra no final do século XVIII,
Alemanha, Itália, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos no século XIX.
°
Avaliação crítica dos aspectos positivos e negativos
do sistema capitalista para as sociedades industrializadas no século XIX.
°
Participação em debates sobre o reflexo do
desenvolvimento econômico para a qualidade de vida no passado e no presente.
|
°
Pesquisa e debate sobre os desdobramentos do
capitalismo e o processo de globalização da economia.
°
Propostas nas quais o aluno possa:
-
compreender o conceito de capitalismo articulando-o
a contextos histórico-sociais específicos;
-
identificar as transformações sociais decorrentes do
processo de industrialização;
-
comparar o desenvolvimento econômico de diferentes
nações ao longo do século XIX.
°
Análise de imagens representando momentos marcantes
na história da industrialização nos séculos XIX e XX.
◦ Pesquisa sobre o modo de produção capitalista em livros, internet ou
outro suporte.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a evolução do sistema capitalista na época moderna e
contemporânea.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão do conceito de capitalismo numa
perspectiva histórica;
-
identificação de características do sistema
capitalista em sociedades industrializadas no século XIX;
-
posicionamento crítico acerca dos aspectos anti-humanistas
do modo de produção capitalista.
°
Análise e registro da produção escrita sobre a
evolução do sistema capitalista no Ocidente.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.2 - Identificar, pesquisar, demonstrar,
registrar e refletir o impacto das transformações do capitalismo no cotidiano
dos trabalhadores, evidenciando as implicações sociais.
|
Impactos do Capitalismo
°
dentificação de questões sociais que se acentuaram
com o desenvolvimento do capitalismo: crescimento das cidades, impessoalidade
nas relações de trabalho e substituição de uma economia moral por uma
economia de mercado.
°
Análise do impacto das transformações do capitalismo
no cotidiano dos trabalhadores em contextos históricos específicos: Londres e
Paris no século XIX.
°
Sensibilidade em relação às dificuldades enfrentadas
pelas camadas sociais mais baixas na transição de uma economia mercantil para
uma economia industrial.
°
Busca de informações sobre as transformações sociais
decorrentes da industrialização em sociedades do passado e do presente.
|
°
Situações em que o aluno possa conhecer aspectos das
transformações das relações sociais a partir do advento da industrialização.
°
Propostas em que o aluno procure:
-
adquirir informações sobre as sociedades em processo
de industrialização no século XIX;
-
problematizar as noções de economia de mercado,
evidenciando a historicidade desse conceito;
-
conhecer e compreender aspectos das relações de
trabalho na comunidade e na região onde vive em comparação com os contextos
sócio econômicos estudados em sala de aula.
°
Leitura e discussão com os colegas a partir de
textos sobre o cotidiano dos trabalhadores nas fábricas nos séculos XIX e XX.
°
Pesquisa junto à comunidade, a partir de entrevistas
com pessoas mais velhas, sobre as atividades industriais desenvolvidas na
região, comparando com as sociedades do século XIX e efetuando registro
escrito dos resultados obtidos.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as transformações sociais decorrentes do processo de
industrialização.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão de contextos históricos envolvendo
transformações sociais em sociedades em vias de industrialização;
-
interesse em discussões sobre o impacto do
desenvolvimento do capitalismo nas relações de trabalho.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o desenvolvimento do capitalismo e as transformações das condições de
vida e de trabalho da classe trabalhadora.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.3 - Pesquisar, identificar e refletir
sobre as organizações sociais da classe trabalhadora na construção de sua
identidade.
|
Movimentos Sociais
°
Reconhecimento da tipologia das formas de
organização da classe trabalhadora.
°
Identificação de movimentos sociais nos séculos XIX
e XX e suas consequências para a transformação das condições de vida e de
trabalho da classe trabalhadora.
°
Posicionamento ético pessoal em relação às diversas
formas de ação e política da classe trabalhadora.
°
Posicionamento crítico acerca de manifestações e
movimentos envolvendo os interesses da classe trabalhadora.
|
°
Leitura e discussão de textos sobre as conquistas
das organizações de trabalhadores nos séculos XIX e XX.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
avaliar o impacto dos movimentos de trabalhadores
nas transformações sociais e políticas nos séculos XIX e XX;
-
avaliar o papel das organizações de trabalhadores em
contextos históricos específicos;
-
comparar as condições de vida e de trabalho das
classes trabalhadoras no passado e no presente.
°
Debate sobre alguns dos principais problemas
envolvendo organizações de trabalhadores, Estado e sociedade civil no passado
e no presente.
◦ Registro escrito sobre organizações sociais da classe trabalhadora na construção de sua
identidade.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre organizações de trabalhadores no passado e no presente.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão do papel da classe trabalhadora e dos
movimentos trabalhistas nas transformações sociais;
-
justificação de posicionamentos pessoais adotados
pró ou contra organizações de classes em contextos históricos determinados.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a ação de organizações sociais
da classe trabalhadora na construção de sua identidade.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.4 - Compreender as relações sociais dos
diversos grupos humanos em suas diferentes formas de agrupamento,
organização, produção, lutas e conflitos.
|
Grupos de Trabalhadores
°
Identificação das formas como a organização do
trabalho é mediada culturalmente em categorias sociais específicas, como
crianças, mulheres e indígenas.
°
Diferenciação entre educação para o mundo do
trabalho e exploração do trabalho infantil no passado e no presente.
°
Avaliação e valorização do trabalho feminino em suas
mais variadas formas no passado e no presente.
°
Reconhecimento do valor de atividades produtivas
características de determinadas comunidades indígenas no passado e no
presente.
°
Participação em debates e discussões sobre
diferentes formas de agrupamento, organização, produção, lutas e conflitos.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Situações em que o aluno possa elaborar uma tabela
relacionando os fatores e características próprios de cada categoria social
estudada em relação às atividades produtivas.
°
Atividades de produção de cartazes nos quais o aluno
demonstre:
-
conhecer e compreender o papel de personagens
históricos como crianças, mulheres e indígenas em relação a sua participação
no setor produtivo;
-
relacionar o trabalho de crianças, mulheres e
indígenas a contextos históricos específicos.
°
Atividades de pesquisa e produção de texto sobre
trabalho e minorias sociais.
◦ Produção de textos relacionando as atuais campanhas de erradicação do
trabalho infantil com contextos de exploração do trabalho de crianças no passado
e no presente.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre trabalho e minorias sociais.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conceituação de minoria social e trabalho infantil;
-
reconhecimento das relações de poder nas relações de
trabalho envolvendo minorias sociais;
-
crítica a aspectos anti-humanistas em contextos
históricos em que esteja presente o trabalho de minorias sociais,
especialmente o trabalho infantil.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre diversidade trabalho, minorias sociais e trabalho infantil.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
Plano de Curso
para o 8º ano do Ensino Fundamental – História – 1º Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
1.1 - Compreender de que forma as relações
de poder se representam ou se fazem representar nas diversas organizações
sociais no tempo e no espaço.
|
Concepções de Poder
°
Identificação da oposição entre duas diferentes
concepções de poder coexistindo no cenário europeu na Idade Moderna: a Teoria
do Direito Divino dos Reis (Absolutismo)
e a Teoria Contratualista (Contrato Social Rousseau).
°
Articulação das ideias políticas ao contexto
político, social, econômico e cultural da Europa na Idade Moderna a partir da
análise da formação do Estado Nacional
Moderno (séc. XI ao XV).
°
Posicionamento crítico e pessoal em relação às
concepções de poder no passado e no presente.
°
Poder dos reis( Absolutismo e impeachment de Fernando
Collor)
|
°
Roda de conversa com questões sobre o papel da
política e dos políticos na sociedade atual.
°
Elaboração de mapa conceitual (esquema de relação) a
partir da leitura de texto didático sobre as diferentes concepções de poder
no mundo moderno.
°
Elaboração de histórias em quadrinhos representando
situações relacionadas à questão do exercício do poder monárquico na Idade
Moderna.
°
Debate com o professor e os colegas sobre a
importância e necessidade de identificarmos as diferentes concepções de poder
que embasam o discurso político.
◦ Pesquisa sobre a formação histórica de alguns estados nacionais,
identificando a forma de governo adotada e a concepção de poder a ela
correspondente, com registro escrito dos resultados obtidos.
°
Análise de trechos de filmes que retrate as
situações de poder monárquico na Idade Moderna (Elizabeth I, Carlota
Joaquina, O homem da mascara de ferro).
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as ideias políticas da Idade moderna e o contexto político da época.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
- conceituação
de poder;
-
Distinção entre as diferentes concepções modernas de
poder;
-
Compreensão da articulação das ideias políticas
modernas a contextos históricos específicos.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre as concepções de poder no mundo moderno.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
1.2 - Analisar e contextualizar as
principais características do processo de constituição e das dinâmicas dos
Estados Nacionais.
|
Conceito de Estado (Monarquia/Republica)
°
Conceito de Estado nacional moderno.
°
Distinção entre Estado, nação e governo.
°
Estudo da formação histórica de alguns Estados
nacionais no passado e no presente.
°
Reconhecimento e valorização de símbolos oficiais do
Estado brasileiro.
°
Envolvimento em atividades de promoção da cidadania.
Ø 05 de Setembro / D da amazonia
Ø 07 de Setembro / Indep. Do Brasil
Ø etc
|
°
Elaboração de mapa conceitual (esquema) a partir da
leitura de texto didático sobre as características do Estado nacional moderno.
°
Elaboração de desenhos dos símbolos oficiais do
estado brasileiro (Bandeira Nacional, Brasão da República etc.).
°
Debate com o professor e os colegas sobre a
importância e necessidade de reconhecimento de uma identidade nacional.
°
Pesquisa sobre a formação histórica de alguns
estados nacionais previamente indicados pelo professor e registro escrito dos
resultados obtidos (Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil, Paraguai, Bolívia,
Peru).
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o conceito de Estado por meio de conversas e/ou atividades
relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
- conceituação
de Estado;
-
distinção entre as noções de Estado, nação e
governo;
-
compreensão da formação do Estado em conjunturas
históricas específicas.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a formação do Estado nacional moderno.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
1.3 - Analisar o cotidiano e o panorama
cultural das Reformas, no sentido de perceber de que forma o discurso ético,
em torno de pressupostos religiosos que influenciam nas transformações
sociais.
|
Reforma Religiosa
°
Caracterização do contexto político e religioso
europeu por ocasião das reformas religiosas/Contra reforma no início da Idade
Moderna.
°
Identificação dos pressupostos éticos que embasam a
visão de mundo de alguns dos mais importantes movimentos de Reforma Religiosa
na Idade Moderna: Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo.
°
Posicionamento pessoal em relação às diferentes
visões de mundo associadas às diferentes confissões religiosas.
°
Participação (ou recusa) consciente em atividades
promovidas por instituições confessionais.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Propostas nas quais o aluno possa:
-
conhecer aspectos do contexto político e religioso
do século XVI que ocasionou a Reforma protestante/Contra reforma;
-
ler trechos de textos de reformadores protestantes,
como Lutero e Calvino;
-
identificar os princípios teológicos que embasaram
os movimentos de protesto contra o catolicismo no início da Idade Moderna.
°
Debate com o professor e os colegas sobre a Reforma,
identificando e avaliando suas consequências sobre a moral, a sociedade e o
Estado.
◦ Entrevistas com pessoas da comunidade sobre o que entendem por
religião e cristianismo e como veem a existência de diversas confissões
cristãs.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre cristianismo e sobre as divergências existentes entre as
diversas Igrejas de denominação cristã.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
coleta de informações sobre os princípios da Reforma
Protestante e Contra Reforma;
-
estabelecimento de relações entre a Reforma
Protestante/Contra Reforma e o contexto social e político europeu da época.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o impacto das ideias protestantes na moral, na sociedade e na política.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.1 - Conhecer as principais ideias
iluministas e sua influência na organização política e econômica das
sociedades em diferentes realidades históricas.
|
Iluminismo
°
Conceito de Iluminismo e características do
movimento iluminista na Filosofia e na Literatura.
°
Identificação dos principais autores e obras do
Iluminismo.
°
Socialização de informações sobre o pensamento
político iluminista.
°
Estabelecimento de relações entre o pensamento
político iluminista e as transformações políticas e econômicas no contexto de
ascensão da burguesia.
°
Tomada de posição em relação a aspectos do ideário
político iluminista.
°
Conceitos de política, liberdade, igualdade e
propriedade.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Propostas nas quais o aluno possa:
-
conhecer algumas das principais ideias iluministas,
relacionando-as a autores, obras e contextos sócio-políticos;
-
leitura de trechos de algumas das obras mais
representativas do pensamento iluminista;
-
identificação dos princípios iluministas com os
quais concorda ou discorda, justificando seu posicionamento pessoal.
°
Debate com o professor e os colegas sobre princípios
norteadores do pensamento político moderno, como o ideal de liberdade,
igualdade, direito à propriedade, crítica à legitimação religiosa da
autoridade política etc.
°
Entrevistas com pessoas da comunidade sobre o que entendem
por política.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre conceitos como os de política, liberdade, igualdade,
propriedade etc. por meio de conversas e/ou atividades relacionadas ao
cotidiano.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o impacto das ideias iluministas em determinados contextos históricos.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.2 - Identificar e analisar criticamente a
influência dos princípios liberais defendidos na Revolução Francesa no
processo de independência das colônias inglesas e espanholas na América e no
estabelecimento e fortalecimento do sistema capitalista.
|
Liberalismo/Independência dos EUA/ Revolução
Francesa
°
Conceito de liberalismo político e econômico.
°
Identificação dos princípios fundamentais dos
movimentos revolucionários nos EUA e na França.
°
Utilização de informações sobre as revoluções
burguesas para a compreensão da configuração política e econômica no mundo
atual (Francesa)
°
Reconhecimento e avaliação do posicionamento
político e ideológico no presente à luz de fatos e contextos históricos do
passado.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes e/ou trechos filmes que
tematizem a Revolução Francesa ou movimentos revolucionário na América:como Danton, o processo da Revolução e O Patriota.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
Conhecer fatos relacionados à Revolução Francesa ao
processo de independência das colônias norte Americanas;
°
Produção de textos identificando a presença de
ideais iluministas como princípios norteadores de movimentos revolucionários
de caráter liberal.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a Revolução Francesa e sobre os movimentos de independência
nas Américas por meio de conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o ideário político que norteou a Revolução Francesa e o processo de
independência nos EUA.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.3 - Identificar e analisar lutas sociais,
guerras e revoluções relacionadas à formação dos Estados Nacionais na América
Latina.
|
Independência da América Latina
°
Identificação das motivações políticas, sociais,
econômicas e culturais de conflitos e guerras em contextos históricos
específicos: México, Chile, Peru, Bolívia, Haiti, Argentina, etc.
°
Identificação de mudanças e permanências causadas
por conflitos e guerras na formação dos Estados Nacionais na América Latina.
°
Emissão de juízos de valor relativos às ações de
personagens históricos (San Martín, Simón Bolívar, Miguel de Hidalgo, José
Morelos Augustín de Itúrbide, etc) em contextos de guerra e/ou conflito
social no passado e no presente.
°
Elaboração de linha do tempo, identificando
cronologicamente os momentos e/ou períodos dos contextos de guerra e/ou
conflitos sociais estudados.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Debate com o professor e os colegas avaliando a
necessidade ou não da guerra nos contextos históricos estudados e os
resultados dos conflitos para as sociedades do passado.
°
Pesquisa sobre os episódios do processo de
independência das colônias espanholas seguida de apresentação de seminário.
◦ Entrevistas com pessoas mais velhas que acompanharam notícias de
conflitos de grande repercussão, como a Guerra do Vietnã, o conflito
Irã/Iraque nos anos 1980, a Guerra do Golfo, Guerra do Kossovo etc., com
registro escrito dos resultados obtidos (opcional).
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre guerras e conflitos no passado e no presente.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão de contextos de guerras e conflitos em
sociedades do passado;
-
reconhecimento das questões sociais, políticas,
econômicas e culturais subjacentes a contextos históricos específicos de
guerra e/ou conflitos;
-
crítica de discursos que visam justificar a guerra
como forma de resolver questões diplomáticas (opcional)
◦ Análise e registro da produção verbal/escrita sobre os contextos de
guerras e conflitos estudados em sala de aula.
◦ Avaliação escrita envolvendo questões de tipos diversos, como questões
de múltipla escolha, questões abertas, análise de documentos históricos e/ou
textos historiográficos etc.
|
2.4 - Compreender as influências externas e
a natureza dos conflitos que desencadearam o processo de independência das
colônias americanas.
|
Independência do Brasil
°
Identificação de aspectos-chave da estrutura social
e econômica das colônias americanas ao final do século XVIII e início do XIX,
com ênfase na Independência do Brasil.
°
Identificação dos fatores externos, principalmente a
rivalidade entre as metrópoles europeias, que contribuíram para a
configuração de um contexto revolucionário no Brasil.
°
Disponibilidade em participar de debates sobre o
processo de independência do Brasil.
°
Utilização de materiais de pesquisa diversificados
para aprofundamento no tema.
|
°
Leitura e interpretação de trechos de documentos de
época escritos por lideranças revolucionárias ou sobre os conflitos que
levaram à independência do Brasil.
°
Atividades sequenciadas por meio das quais o aluno
possa:
-
identificar algumas das principais transformações
políticas e econômicas que ocorriam na Europa na virada do século XVIII e XIX
e seu impacto no Brasil.
°
relacionar os fatores internos e externos que
contribuíram para o estabelecimento de um contexto revolucionário no Brasil.
°
Debate com o professor e os colegas sobre as causas
do processo de independência nas colônias americanas, enfatizando a
independência do Brasil.
°
Pesquisa em livros, internet ou outros tipos de
fonte sobre o processo de independência do Brasil.
°
Teatro representando a independência do Brasil.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o processo de independência das colônias americanas por meio
de conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a independência das colônias americanas.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
3.1 - Contextualizar os desafios sociais,
políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de
sua identidade nacional.
|
Periodização da História dos Brasil
Ø Primeiro Reinado
Ø Período Regencial
Ø Segundo Reinado
ü Guerra do Paraguai
(enfatizar participação dos negros) ( Lei 10639 e 11645 Etnicorraciais)
°
Periodização da História política do Brasil e
caracterização de cada período histórico.
°
Identificação de alguns dos principais desafios
sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira no
passado e no presente.
°
Sensibilidade para com as grandes questões
nacionais.
°
Participação em práticas de afirmação de uma
identidade nacional brasileira.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Propostas que estimulem o aluno a:
-
conhecer, compreender e discutir os elementos que
permitem definir uma identidade brasileira;
-
identificar os períodos da História política do
Brasil e as formas de governo a elas correspondentes;
-
situar a formação da identidade sócio-cultural
brasileira numa perspectiva histórica;
-
relacionar os aspectos sociais, culturais, políticos
e econômicos envolvidos no processo de formação da identidade nacional
brasileira.
°
Situação de levantamento de alguns dos principais
problemas da sociedade brasileira atual e debate sobre suas possíveis
soluções.
°
Leitura e debate de textos didáticos sobre a
formação histórica do Estado brasileiro e registro escrito das principais
conclusões obtidas.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o conceito de identidade nacional por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação e compreensão dos principais períodos
da História política do Brasil;
-
estabelecimento de relações entre a noção de Estado
brasileiro e as práticas sociais e culturais que definem uma identidade
nacional;
-
interesse numa compreensão histórica das grandes
questões nacionais.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre a relação entre Estado e identidade nacional.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
Plano de Curso
para o 8º ano do Ensino Fundamental – História – 2º
Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
4.1 - Conhecer a gênese e as
características dos movimentos nacionalistas dos séculos XIX e XX.
|
°
Identificação de algumas das principais revoluções
de caráter nacionalista: as jornadas revolucionárias das décadas de 1830 e
1840 na Europa.
°
Identificação de alguns dos principais movimentos
revolucionários do período regencial no Brasil.
°
Compreensão da importância dos movimentos revolucionários
no século XIX para a consolidação do modelo de Estado Nacional Moderno.
°
Posicionamento crítico em relação aos resultados
políticos, sociais e econômicos dos movimentos revolucionários no passado e
no presente.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas nas quais o aluno possa:
-
adquirir informações sobre a formação de estados
nacionais na Europa a na América no século XIX;
-
compreender o processo de formação de Estados
nacionais no século no XIX, articulando-o com os movimentos revolucionários
da época;
-
conhecer o contexto político brasileiro durante o
período regencial.
°
Pesquisa em livros, internet ou outras fontes sobre
os nacionalismos no século XIX.
◦ Produção de texto contemplando as transformações políticas nos estados
europeus e no Brasil ao longo do século XIX.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre revoluções e nacionalismos no século XIX.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão do conceito de nacionalismo a partir do
contexto europeu oitocentista;
-
conhecimento acerca de movimentos revolucionários na
Europa e no Brasil no século XIX e seus desdobramentos para a consolidação de
Estados nacionais modernos;
-
compreensão dos contextos históricos que levaram à
consolidação de nacionalismos na Europa.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o contexto histórico das jornadas revolucionárias das décadas de 1830 e
1840 na Europa e sobre a política no Brasil durante o período regencial.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.2 - Compreender de que forma as relações
de poder se representam ou se fazem representar nas diversas organizações
sociais no tempo e no espaço.
|
°
Identificação da oposição entre duas diferentes
concepções de poder coexistindo no cenário europeu na Idade Moderna: a Teoria
do Direito Divino dos Reis e a Teoria Contratualista.
°
Articulação das ideias políticas ao contexto
político, social, econômico e cultural da Europa na Idade Moderna a partir da
análise de organizações sociais específicas.
°
Posicionamento crítico e posicionamento pessoal em
relação às concepções de poder no passado e no presente.
|
°
Elaboração de mapa conceitual a partir da leitura de
texto didático sobre as diferentes concepções de poder no mundo moderno.
°
Elaboração de histórias em quadrinhos representando
situações relacionadas à questão do exercício do poder monárquico na Idade
Moderna.
°
Debate com o professor e os colegas sobre a
importância e necessidade de identificarmos as diferentes concepções de poder
que embasam o discurso político.
◦ Pesquisa sobre a formação histórica de alguns estados nacionais,
identificando a forma de governo adotada e a concepção de poder a ela
correspondente, com registro escrito dos resultados obtidos.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as ideias políticas da Idade moderna e o contexto político da
época.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
- conceituação
de poder;
-
distinção entre as diferentes concepções modernas de
poder;
-
compreensão da articulação das ideias políticas
modernas a contextos históricos específicos.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre as concepções de poder no mundo moderno.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de documentos
históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.3 - Analisar de que forma as ideologias
provocam rupturas nas sociedades, a partir de mudanças de mentalidades e de
padrões culturais.
|
°
Conceituação de liberalismo e de socialismo.
°
Articulação das ideias liberais e socialistas ao
contexto político, social, econômico e cultural das nações europeias na
passagem do século XVIII ao XIX.
°
Identificação das diversas vertentes do socialismo
nos séculos XIX e XX: socialismo utópico, marxismo, anarquismo, social
democracia.
°
Avaliação do impacto das ideias liberais e
socialistas nas reformas políticas, na formação de movimentos sociais e nas
transformações sociais e econômicas em âmbito mundial nos séculos XIX e XX.
°
Participação em discussões sobre questões político-partidárias
articulando os conceitos de liberalismo e socialismo numa perspectiva
histórica.
|
°
Pesquisa e debate sobre diferentes orientações na
política e na economia.
°
Pesquisa e debate sobre conjunturas históricas
determinadas envolvendo o choque de ideias entre liberalismo e socialismo.
°
Situação de confecção de cartazes representando cada
conjuntura pesquisada e a sua relação com a ideologia política e econômica
correspondente.
◦ Produção de texto sobre as formas de organização política em relação
aos valores humanos e à diversidade sociocultural.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre ideologias políticas por meio de conversas e/ou atividades
relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de diferentes tipos de ideologia
política;
-
estabelecimento de relações entre os tipos de organização
política e orientações ideológicas, como o liberalismo e o socialismo;
-
posicionamento crítico quanto ao caráter humanista
ou anti-humanista de determinadas ideologias políticas.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre ideologia, política, liberalismo e socialismo.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.4 - Identificar e analisar as relações na
vida cotidiana que são permeadas por preconceitos étnicos, culturais,
religiosos ou de qualquer outra natureza.
|
°
Identificação de situações de preconceitos étnicos,
religiosos, de gênero, culturais e de outras naturezas em contextos
históricos específicos, com ênfase no final do século XIX e início do XX.
°
Estabelecimento de relações entre movimentos de
caráter político na História do Brasil (Canudos, Contestado, Revolta dos
Muckers e outros) e seus componentes étnico-religiosos.
°
Aprimoramento de atitudes de respeito e tolerância
em relação a minorias sociais.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes que tematizem
preconceitos para com minorias sociais, como O Poder de um Jovem, A
lista de Schindler, Canudos
etc.
°
Atividades sequenciadas por meio das quais o aluno
possa:
-
conhecer e compreender contextos históricos de
preconceito e discriminação de minorias sociais;
-
relacionar situações de preconceito social do
passado com as do presente;
-
posicionar-se criticamente em relação a situações de
preconceito social.
◦ Debate com o professor e os colegas sobre contextos históricos
específicos de discriminação e/ou perseguição a minorias étnicas, religiosas
de gênero etc.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre atitudes de preconceito em relação a negros, indígenas,
mulheres, homossexuais, judeus etc.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conceituação de minoria social e preconceito;
-
compreensão de contextos históricos específicos nos
quais se evidenciem situações de preconceito social;
-
interesse nos debates sobre superação dos
preconceitos e valorização da diversidade étnica, cultural, religiosa etc.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o preconceito social nos contextos históricos estudados em sala de
aula.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
Plano de Curso
para o 9º ano do Ensino Fundamental – História – 1º Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
1.1- Conhecer aspectos da
História do Acre, desde a Questão do Acre, no final do séc. XIX até a época
atual.
|
História do Acre
°
Identificação de contextos históricos mais
relevantes para o entendimento da história
política e econômica do Acre, com o Tratado
de Petrópolis, os ciclos da
borracha, a elevação a categoria de Estado e a disputa territorial com o
Amazonas.
°
Posicionamento crítico em relação aos interesses
políticos e econômicos internacionais concernentes a região amazônica e ao
Acre em particular.
°
Participação em discussões sobre a política e a
economia local.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividade de pesquisa e elaboração de linha do
tempo, marcando e descrevendo os principais acontecimentos da história do
Acre
°
Entrevistas com pessoas mais velhas sobre a
percepção das transformações políticas e econômicas na história recente do
Acre.
°
Aula extra-classe no município de Xapuri.
|
°
Roda de conversa envolvendo conhecimentos gerais
sobre a história do Acre.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre ideologia, política e economia do Acre.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
Compreender as lutas sociais em prol da
cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
OBS: Durante o ano todo
|
°
Conceito de democracia e de cidadania.
°
Identificação de contextos históricos de lutas por
direitos civis na História da República brasileira.
°
Valorização de elementos que contribuam para o
estabelecimento de uma ordem democrática.
°
Busca de informações sobre direitos civis no passado
e no presente.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas a partir das quais o aluno
possa:
-
identificar mudanças e permanências relativas às
lutas sociais em prol da cidadania e da democracia em diferentes momentos históricos;
-
distinguir o que é relevante ou não para a História,
explicando os critérios da seleção efetuada.
°
Encenação de episódios de luta pela conquista de
direitos civis na História do Brasil, tais como a Guerra de Canudos, os 18 do
Forte de Copacabana, as passeatas pelas Diretas
Já, a atuação de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri etc. e
reflexão sobre as motivações e resultados desses episódios (opcional)
°
Debate em sala de aula acerca do exercício da
cidadania e do estabelecimento de instituições democráticas como resultado de
um processo de lutas sociais e políticas.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a noção de direitos civis por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conceituação de cidadania e democracia;
-
descrição de contextos históricos específicos de
luta pela cidadania e democracia;
-
compreensão acerca da importância dos movimentos de
defesa da democracia como fator de transformação histórica;
-
engajamento pessoal na defesa de princípios em prol
de uma sociedade democrática.
|
2.1 - Pesquisar, identificar e diferenciar
formas de organização política que respeitem ou não os valores humanos e a
diversidade sociocultural.
|
República Velha/Redemocratização
°
Tipologia das formas de organização política.
°
Identificação de determinadas formas de organização
política em diferentes momentos da História do Brasil republicano.
°
Crítica às formas de organização política
identificadas como anti-humanistas e antidemocráticas.
°
Apoio a propostas políticas condizentes com o
fortalecimento da democracia e promoção da cidadania.
|
°
Pesquisa e debate sobre formas diversas de
organização política.
°
Pesquisa e debate sobre conjunturas históricas
determinadas, no Brasil republicano (República dos Coronéis, Governo
Constitucional de Vargas, Estado Novo, política desenvolvimentista pós-1945,
Ditadura Militar, Redemocratização do Brasil etc.), e identificação das
formas de organização política em cada caso.
°
Produção de texto sobre as formas de organização
política em relação aos valores humanos e à diversidade sociocultural.
°
Situação de confecção de cartazes representando cada
conjuntura pesquisada e a forma de organização política correspondente.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre as diversas formas de organização política por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Observação do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de diferentes tipos de organização
política;
-
estabelecimento de relações entre os tipos de
organização política e conjunturas históricas específicas do Brasil republicano;
-
posicionamento crítico quanto ao caráter humanista
ou anti-humanista de determinadas formas de organização política.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre política, valores humanos e diversidade cultural.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
2.2 - Conhecer e valorizar os fundamentos
da cidadania e da democracia, de forma a favorecer uma atuação consciente do
indivíduo na sociedade.
|
Democracia e Cidadania
°
Identificação das raízes históricas dos conceitos de
cidadania e democracia e de como essas noções receberam interpretações
diferenciadas ao longo do tempo.
°
Reconhecimento de ideologias autoritárias que se
utilizam de um discurso democrático.
°
Seleção de exemplos da História recente do Brasil
como objetos de reflexão acerca do exercício da democracia e da cidadania.
|
°
Pesquisa e debate sobre formas diversas de
organização política.
°
Propostas nas quais o aluno possa:
-
compreender as noções de cidadania e democracia numa
perspectiva histórica;
-
identificar e condenar discursos autoritários e
anti-humanistas, remetendo-se à História do Brasil republicano;
-
identificar e condenar situações de preconceito, remetendo-se
à História do Brasil republicano.
°
Análise de imagens representando momentos marcantes
na História política do Brasil republicano e debate sobre a relação dessas
imagens com o discurso político da época.
°
Pesquisa sobre eventos recentes na História política
do Brasil, relacionando-os aos fundamentos da democracia e da cidadania e
produção de textos sobre os resultados obtidos.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre os fundamentos da democracia e da cidadania por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e interesse do aluno nas atividades relacionadas na
coluna anterior.
°
observação contínua do desenvolvimento do aluno em
relação a:
-
compreensão da evolução histórica das noções de
democracia e cidadania;
-
identificação de promoção ou negação da cidadania em
momentos específicos da História do Brasil recente;
-
Posicionamento crítico acerca dos eventos/contextos
históricos estudados em sua relação com o fortalecimento da democracia ou a
promoção da cidadania.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre os fundamentos da cidadania e da democracia.
|
2.3 - Compreender os instrumentos coletivos
e individuais que legitimam e dinamizam as bases de uma sociedade
democrática, suas contradições, avanços e recuos no processo histórico.
ok
|
Instrumentos de avanço e retrocessos de democráticos
°
Identificação de formas de expressão e organização
com vistas à efetivação de uma ordem social democrática (movimentos
populares).
°
Representação da evolução das instituições políticas
do Brasil, do voto de cabresto à urna eletrônica, indicando momentos de
retrocesso da democracia, como o Estado Novo ou o Golpe de 1964 e a ditadura
militar.
°
Avaliação crítica das instituições democráticas no
Brasil, analisadas numa perspectiva histórica.
°
Construção de explicações para entendimento dos
retrocessos no processo de consolidação da democracia no Brasil.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes que tematizem momentos
de desafio à consolidação da democracia no Brasil, como a minissérie Agosto ou o filme O ano que meus pais saíram de férias.
°
Debate com o professor e os colegas avaliando a
importância de se garantir determinados direitos, como o de voto secreto ou o
de greve, para a efetivação de uma ordem democrática.
°
Entrevistas com pessoas mais velhas que viveram na
época da ditadura militar/voto no Brasil e registro escrito das informações e
conclusões obtidas.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o direito de voto e demais liberdades civis por meio de
conversas e/ou atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Observação contínua do desenvolvimento do aluno em
relação a:
-
compreensão da importância da legislação para a
garantia da liberdade de ação e de expressão;
-
reconhecimento de que as liberdades civis se
constituíram e continuam se constituindo por meio de um processo histórico;
-
crítica e repúdio aos entraves legais, econômicos,
sociais e culturais ao avanço da democracia no Brasil.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre os desafios para a democracia no Brasil.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
Plano de Curso para o 9º ano do Ensino Fundamental – História – 2º Semestre
Objetivos
|
Conteúdos de diferentes
tipos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
3.1 Identificar e analisar criticamente os
vários conflitos sociais e organizações sociais que historicamente
desrespeitaram os direitos e valores das sociedades.
3.2- Compreender as transformações
ocorridas nas sociedades contemporâneas após os grandes conflitos mundiais.
4.1 - Analisar e contextualizar alguns dos
principais conflitos da história contemporânea.
|
Os Grandes Conflitos Mundiais
°
Contextualização do cenário europeu fin-de-siécle com a crise do
equilíbrio entre as potências mundiais, a Revolução Russa e a Primeira Guerra
Mundial.
°
Identificação e análise dos regimes totalitários na
primeira metade do século XX, com ênfase no nazismo alemão, no fascismo
italiano e no regime stalinista da União Soviética.
°
Relação dos fatores políticos e sócio-econômicos que
levaram à Segunda Guerra Mundial.
°
Posicionamento crítico diante de ideologias totalitárias
no passado e no presente.
Conceito
de totalitarismo
*Nazismo,
Facismo.
°
Identificação dos papéis assumidos pelos Estados
Unidos e União Soviética, definindo um sistema bipolar de poder mundial, em
substituição à multipolaridade de fins do século XIX e início do XX.
°
Percepção da guerra como absurdo moral evidenciado
pelo sofrimento e destruição causados pelos dois conflitos mundiais.
°
Disponibilidade em participar de atividades de
caráter pacifista ou de protesto contra guerras e/ou injustiças sociais.
Descolonização da África
e da Ásia
°
Identificação e caracterização de alguns dos
principais conflitos da História recente: Questão da Palestina, Invasão do
Iraque, Revolução Cubana, conflitos decorrentes da descolonização da África e
da Ásia, entre outros.
°
Reconhecimento e avaliação das questões éticas
envolvidas nos conflitos da História Contemporânea.
°
Participação em debates sobre a conjuntura política
e militar contemporânea.
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes e/ou obras literárias
que tematizem os eventos catastróficos que marcaram o cenário europeu na
primeira metade do século XX (Filmes como Nada
de novo no Front, Reds, A lista de
Schindler etc. ou livros como A
Revolução dos Bichos de George Orwell).
°
Atividades sequenciadas por meio das quais o aluno
possa:
-
conhecer e compreender o cenário europeu fin-de-siécle;
-
identificar as principais características dos regimes
totalitários surgidos na Europa na primeira metade do século XX;
-
identificar os principais fatores que levaram à
eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Debate com o
professor e os colegas sobre os genocídios promovidos por regimes
totalitários no século XX e registro escrito sintetizando as principais
conclusões.
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Análise de trechos de filmes que tematizem o
contexto político mundial pós-guerra fria, como Dr. Fantástico, Treze dias
que abalaram o mundo etc.
°
Debate com o professor e os colegas avaliando
contextos de tensão entre as duas superpotências mundiais na época da Guerra
Fria, como no caso da Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã ou dos Mísseis de
Outubro.
°
Entrevistas com pessoas mais velhas que viveram na
época dos pós-Segunda Guerra com registro escrito dos resultados obtidos
Elaboração
de mapa conceitual a partir da leitura de texto didático sobre conflitos no
mundo contemporâneo.
°
Leitura de histórias em quadrinhos tematizando
conflitos no mundo contemporâneo, como Maus,
de Art Spiegelman, ou Palestina – na
Faixa de Gaza, de Joe Secco.
°
Elaboração de desenhos representando momentos de
conflito na segunda metade do século XX e início do XXI.
°
Debate com o professor e os colegas sobre a
importância de se informar e se posicionar diante das situações de guerras e
conflitos no mundo contemporâneo.
◦ Pesquisa sobre contextos históricos específicos de conflito ou guerra
nas últimas décadas, com registro escrito dos resultados obtidos.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o conceito de totalitarismo por meio de conversas e/ou
atividades relacionadas ao cotidiano.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
- conceituação
de totalitarismo;
-
compreensão do contexto político e econômico mundial
na primeira metade do século XX;
-
interesse nos debates sobre respeito/desrespeito aos
valores humanos em relação a instituições sociais historicamente
determinadas.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre as consequências sociais da implementação de regimes totalitários.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre o contexto político mundial logo após a Segunda Guerra
Mundial.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
compreensão da conjuntura política mundial no
período pós-guerra;
-
reconhecimento dos fatores de tensão entre as duas
potências mundiais na época da Guerra Fria;
-
crítica ao discurso ideológico de justificação da
política armamentista.
◦ Análise e registro da produção escrita do aluno sobre os contextos de
tensão entre Estados Unidos e União Soviética nas décadas seguintes ao fim da
Segunda Guerra Mundial.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre a conjuntura política e militar contemporânea.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de contextos de guerra no mundo
contemporâneo;
-
identificação e avaliação das motivações de cada
conflito estudado.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre alguns dos principais
conflitos da história contemporânea.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos diversos,
como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de documentos
históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.2 - Conhecer as transformações
estruturais e contextuais que possibilitaram a divisão do mundo em dois
blocos.
|
Bipolaridade e Guerra Fria
°
Conhecimento e compreensão de aspectos gerais da
ordem mundial após a Segunda Guerra: bipolaridade e Guerra Fria.
°
Comparação entre aspectos políticos, sociais,
econômicos e culturais de alguns dos países envolvidos no conflito antes e
depois da Segunda Guerra Mundial.
°
Percepção e tomada de posição com relação aos
valores que embasavam os discursos políticos no período pós-guerra.
°
Utilização dos conhecimentos sobre a época da Guerra
Fria para uma compreensão mais acurada e uma ação mais efetiva tendo em vista
a realidade do presente.
ü ( Lei 10639 e 11645
Etnicorraciais)
- Os conflitos no Oriente Médio;
- Globalização:
- consumismo e individualismo;
- Multiculturalismo e meios de comunicação de massa;
-Problemas e desafios da sociedade atual.
°
|
°
Registro no caderno ou outro suporte das principais
ideias estudadas em sala de aula.
°
Atividades sequenciadas a partir das quais o aluno
possa:
-
Identificar mudanças e permanências nas relações de
poder entre as grandes potências mundiais antes e depois da Segunda Guerra
Mundial;
-
distinguir os principais aspectos das relações
internacionais no período da Guerra Fria.
°
Encenação de episódios da “Corrida Espacial” e
debate sobre o pano de fundo ideológico nas pesquisas de exploração do espaço
sideral.
°
Debate em sala de aula acerca das relações entre
Estados Unidos e União Soviética entre 1945 e 1989, analisando as práticas e
os discursos políticos no período.
◦ Elaboração de um trabalho escrito contemplando as relações de poder em
âmbito internacional no passado e no presente.
|
°
Observação e levantamento dos conhecimentos prévios
do aluno sobre aspectos da Guerra Fria.
°
Observação, registro e análise da participação e
interesse do aluno nas atividades relacionadas na coluna anterior.
°
Comparação contínua de registros de acompanhamento
do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
conceituação de bipolaridade e Guerra Fria;
-
descrição de contextos históricos específicos de
tensão internacional entre os blocos capitalista e comunista;
-
compreensão dos motivos ideológicos e econômicos
envolvidos na rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética.
°
Análise e registro da produção escrita do aluno
sobre o período da Guerra Fria.
°
Avaliação escrita envolvendo questões de tipos
diversos, como questões de múltipla escolha, questões abertas, análise de
documentos históricos e/ou textos historiográficos etc.
|
4.3 - Posicionar-se criticamente frente a
atitudes de desrespeito e violação dos direitos humanos.
|
Violação dos Direitos Humanos
( Lei 10639 e 11645 Etnicorraciais)
°
Identificação de ações
de extermínio, racismo, tortura, discriminação contra a mulher e outras
situações de violação dos direitos humanos em contextos históricos
específicos, com ênfase em episódios da História do Acre.
°
Repúdio a situações de
desrespeito e violação de direitos humanos.
°
Engajamento em ações de
promoção e valorização dos direitos humanos.
|
°
Situações em que o aluno
possa conhecer contextos de ações de caráter anti-humanista, como tortura,
extermínio, discriminação etc., por meio de pesquisa em fontes diversas,
documentos, entrevistas com historiadores ou outros pesquisadores do tema,
documentários etc.
°
Produção de cartazes e
desenhos representando contextos históricos específicos de discriminação
social, seguida de situação de troca de ideias com o professor e os colegas
sobre os desenhos apresentados.
°
Debate sobre uma
situação de preconceito vivenciada no mundo contemporâneo e estabelecimento
de relações com contextos análogos no passado.
°
Atividade em grupos de
leitura de documentos relacionados à discriminação social e registro escrito
das conclusões obtidas.
|
°
Observação e
levantamento dos conhecimentos prévios do aluno sobre direitos humanos e
ações ou atividades anti-humanistas.
°
Observação, registro e
análise da participação e interesse do aluno nas atividades relacionadas na
coluna anterior.
°
Comparação contínua de
registros de acompanhamento do desenvolvimento do aluno em relação a:
-
identificação de algumas
das diferentes formas de violência e discriminação em contextos históricos
específicos;
-
compreensão da relação
entre as culturas particulares e o respeito a valores de caráter universal;
-
estabelecimento de
relações entre situações de desrespeito e violação de direitos humanos no
passado e no presente.
°
Análise e registro da
produção escrita do aluno sobre desrespeito e violação dos direitos humanos numa
perspectiva histórica.
°
Avaliação escrita
envolvendo questões de tipos diversos, como questões de múltipla escolha,
questões abertas, análise de documentos históricos e/ou textos
historiográficos etc.
|
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais -
Introdução. Brasília: MEC/SEF,
1997.
MAKARENKO,
Anton. Poema pedagógico.
Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
RIBEIRO,
Vera M. (org.). Letramento no Brasil.
São Paulo: Global / Instituto Paulo Montenegro / Ação Educativa, 2003.
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO DO ACRE e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO BRANCO. Caderno 1
– Orientações para o Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo
Inicial. Rio Branco, 2008.
SECRETARIA DE LA EDUCACIÓN
DEL GOBIERNO DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES. Diseño
Curricular para la Escuela Primaria de la Ciudad de Buenos Aires. Buenos
Aires, 2004.
ZABALA, Antoni. A
prática educativa - como ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 1998.
Governo do Acre
Secretaria de Estado e Educação
Escola de Ensino Fundamental Tufi Assmar
PLANO DE CURSO DE
HISTÓRIA
Professora Quédina Lima
Carga Horária: 120
horas
Senador
Guiomard, Acre-2012
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