ESCOLA BRIGADEIRO
EDUARDO GOMES
REVISÃO DE HISTÓRIA
6º ANO
ALUNO:
____________________________________________________________
1- Coloque P para
o que se refere ao Período Paleolítico e N ao que se refere ao Período
Neolítico:
(N ) Desenvolveram a metalurgia.
(P ) Descobriram como produzir o fogo.
(N ) Aprenderam a polir a pedra.
( P) Eram caçadores e coletores.
( N) Tornaram-se sedentários.
(N ) Eram agricultores e pastores.
(N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
(P ) Desenvolveram arco e flecha.
Neolítico:
(N ) Desenvolveram a metalurgia.
(P ) Descobriram como produzir o fogo.
(N ) Aprenderam a polir a pedra.
( P) Eram caçadores e coletores.
( N) Tornaram-se sedentários.
(N ) Eram agricultores e pastores.
(N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
(P ) Desenvolveram arco e flecha.
2- Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no
meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e
evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceu. Este
processo de evolução e adaptação recebeu o nome de:
a) hominídeos b) seleção natural c) seleção sapiens d ) seleção australopiteca
3- De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas
de vida surgiram nos oceanos. Consequentemente a evolução permanente teria
originado as primeiras espécies de seres vivos.
Assinale a alternativa que
corresponde à seqüência em que surgiram os primeiros seres vivos.
a) peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos
b) mamíferos, anfíbios, répteis,
aves e peixes
c) répteis, aves, peixes,
mamíferos e anfíbios
d) peixes, mamíferos, aves,
anfíbios e répteis
4- No começo de sua trajetória, o
homem usou sobretudo a pedra, além de osso e madeira, para fazer seus
instrumentos de trabalho. A vida desses nossos antepassados mudou bastantes
quando eles descobriram o modo de fazer o fogo. Esse acontecimento ocorreu em
qual período da pré-história?
a) Neolítico b) paleolítico c) Idade dos
Metais d) surgimento
da escrita
5- Numere a que tipo de
fonte pertence estes documentos.
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( 3) Moedas (2 ) Gravuras
( 1) Jornais (2 ) Desenhos
(3 ) Brinquedos (4 ) Gravações
(2 ) Fotos (1 ) Leis
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( 3) Moedas (2 ) Gravuras
( 1) Jornais (2 ) Desenhos
(3 ) Brinquedos (4 ) Gravações
(2 ) Fotos (1 ) Leis
6- O que é fonte histórica?
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinada época.
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinada época.
7- Cite exemplos de
fontes históricas.
Cartas, depoimentos, utensílios domésticos, pinturas ...
Cartas, depoimentos, utensílios domésticos, pinturas ...
a)
Idade dos Metais
b)
Paleolítico
c)
Idade da Pedra Lascada
d)
Idade do Neolítico ou Idade da Pedra polida
8- “A conquista e domesticação do fogo foram de
suma importância no processo de humanização. Entre 400 e 300 mil anos, há
indícios de que os homens soubessem controlá-lo e provocá-lo. Note bem, uma
coisa é o fogo provocado por um raio, outra é o fogo produzido intencionalmente
pela combustão decorrente da madeira friccionada ou da madeira batida contra a
pedra.” Logo podemos concluir que:
a) Para afugentar os animais ferozes.
b) Para aquecer-se no inverno e dominar
outros povos.
c) Para cozinhar e aquecer-se nas
cavernas.
d) A descoberta do fogo para o
homem primitivo fez com que ele aprendesse a utilizá-lo em seu
proveito. Servindo para afastar os predadores,
aquece-lo durante o inverno,
cozinhar os alimentos em fogueiras
e derreter os minérios descobertos por ele.
9- A arte dos primeiros homens tinha função
mágica, ou seja, fazia parte de um ritual para facilitar a caçada ou para
afastar animais ferozes. Isso era tarefa de todos os dias, e sempre muito
difícil, porque as armas de ataque eram frágeis e precárias. Essa manifestação
cultural do homem primitivo chama-se?
a) Arte Rudimentar
b) Arte Rupestre
c) Arte Rústica
d) Arte Rude
10-Inicialmente, por
viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se
deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Por isso, os homens
do Paleolítico eram:
a) Viviam
em cidades perto das florestas.
b) Eram
sedentários.
c) Viviam
em casas chamadas palafitas.
d) Eram nômades.
11- A
História é uma ciência que estuda as sociedades humanas através do tempo. Por
isso a História é importante por que:
a) é bom estudar o passado pelo passado.
b) a História se restringe aos feitos dos
grandes heróis.
c) o conhecimento do passado
ajuda a melhor entender o presente.
d) podemos usar o conhecimento para tirar
vantagens em tudo.
12- Relacione a 2ªcoluna de acordo com a 1ª
a) Teoria Criacionista
b) Teoria Evolucionista
( b
)desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e pesquisas,
que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.
( a )Deus teria criado o homem, a Terra e todo o
Universo.”Então Deus disse:faça-se o
homem à minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os
pássaros do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e
sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”
13-“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas.
Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas
características humanas.
A hipótese explicativa sobre a seqüência da evolução do
ser humano é:
a) Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens
sapiens –Homo habilis- Homo erectus.
b) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens sapiens -
Homo erectus - Homem de Neanderthal.
c) Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens
- Homo habilis- Homem de Neanderthal.
d) Australopitecus -
Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens
Muito bom! Parabéns!!!!!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!!!!
ResponderExcluirprova de historia
ResponderExcluirprova de historia
ResponderExcluirParabéns, seu excelente trabalho vai ser muito útil para os meus alunos.Parabéns!!!!
ResponderExcluirParabéns, seu excelente trabalho vai ser muito útil para os meus alunos.Parabéns!!!!
ResponderExcluirparabéns,foi muito últil pra mim!
ResponderExcluirparabéns,foi muito últil pra mim!
ResponderExcluirParabéns me ajudou muito pra eu entender o assunto
ResponderExcluirParabéns me ajudou muito pra eu entender o assunto
ResponderExcluirParabéns,foi muito útil pra mim!
ResponderExcluirSensacional.
ResponderExcluirajudou muito
ResponderExcluirajudou muito
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCara muito obrigado me ajudou muito
ResponderExcluirmuito obrigado me ajudou no trabalho avaliativo
ResponderExcluirgente mim ajodou muito!!!
ResponderExcluirmuito bom me fez fixar o conteudo da minha prova de amanha
ResponderExcluirvlw vou estudar pra prova
ResponderExcluiro estudo de hsitoria e legal
ResponderExcluirParabéns amei as atividades!
ResponderExcluirVerifique a questão pós a 7ª, não tem cabeçalho
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluirVai me ajudar muito parabparabéns
ResponderExcluirVai me ajudar muito parabparabéns
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom me ajudou amanha vou na prova
ResponderExcluirMuito obrigada, atividade complementou o entendimento.
ResponderExcluirresponder
ResponderExcluirA pintura rupestre, que e um patrimônio cultural brasileiro expressa:
ResponderExcluirQ azar meu eu n achei o conteúdo do sétimo ano
ResponderExcluir