sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atividades de Revisão de História 9º ano

Primeira Guerra Mundial
1- Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?

a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.

2-Complete:

O fato que serviu como estopim da Primeira Guerra Mundial foi o __________________ do arquiduque ______________________ _________________________________________herdeiro do Império _______________________, em visita a ________________________ capital da Bósnia, no dia 28 de Junho de 1914.

3- Os países imperialistas competiam para dominar mais colônias, mais mercados, mais fontes de matéria-prima, mais áreas para investir capital e explorar a mão de obra local. É óbvio que o mundo ficou pequeno demais para eles. Diante das informações destaque o motivo principal para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4-Em abril de 1917 os Estados Unidos entraram na guerra. O que mudou?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

5- A partir de 1900, a situação internacional caracterizava-se pela chamada paz armada. Multiplicavam-se as alianças e acirrava-se a corrida armamentista. Na Primeira Guerra Mundial, o bloco formado por Inglaterra, França e Rússia chamou-se

a) Tríplice Entente.                             c) Bloco Ocidental
b) Tríplice Aliança.                            d) Aliança Antigermânica.

Revolução Russa

5- Em 22 de Janeiro de 1905 uma multidão de 2000.000 pessoas, liderada pelo padre Gapone, dirigiu-se ao palácio de Inverno, em São Petersburgo, para entregar uma petição ao czar Nicolau II. Nessa petição foi feita uma serie de reivindicação, tais como: jornada de trabalho de 8 horas, salário mínimo, eleição e uma constituinte por sufrágio universal, direto e secreto. Esse dia ficou conhecido como Domingo Sangrento. Explique por que essa denominação Domingo Sangrento.


6-Os bolcheviques reivindicavam:

a) “Terra, trabalho e liberdade.” c) “Guerra, trabalho e colônia.”
b) “Pão, terra e paz.” d) “Paz, pão e trabalho.”

O mundo entre guerras

7-Quais dos fatores a seguir contribuíram para a ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 20?
a) Antinacionalismo e ascensão do proletariado.
b) Crescimento econômico e fortalecimento do poder real.
c) Ascensão do campesinato e expansão colonial.
d) Nacionalismo e crise econômica.

8-A crise de 29, iniciada nos Estados Unidos, deve ser entendida como:
a) decorrente da dependência da economia norte-americana em relação à economia mundial;
b) conseqüência do mau planejamento dos economistas adeptos do liberalismo;
c) uma crise do sistema capitalista, que, produzindo para lucro, sem que os consumidores tivessem condições de consumir, provocou uma crise de superprodução;
d) uma crise advinda do fato de os produtos serem produzidos em pequena escala e do poder aquisitivo do consumidor ser muito grande, em face do que as mercadorias começam a faltar no mercado.

9- A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):

a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.

b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.

10-Quais as características do fascismo italiano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
11- Quais as causas e conseqüências da crise de 29?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12-O que estabelecia o New Deal?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário